Mercado Beira-Rio celebra o seu primeiro aniversário | in echoboomer.pt

Inaugurado a 13 de setembro de 2017, o emblemático Mercado Beira-Rio, localizado junto ao Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, está a comemorar o primeiro aniversário. Para a festa, que se vai prolongar até 15 de setembro, quer mostrar que preserva a missão do primeiro dia – manter viva a tradição dos mercados portugueses em sintonia com uma experiência gastronómica contemporânea.
Todos os dias, durante uma semana, o Mercado Beira-Rio vai prestar homenagem a uma parte da cultura portuguesa, mostrando porque é considerado uma verdadeira montra do melhor que se faz no país. Todos os restaurantes residentes serão convidados para a festa, mostrando não só o seu talento, como também novas propostas gastronómicas para que as celebrações sejam feitas à mesa. Há ainda atuações diárias, devidamente enquadradas no conceito do aniversário.
Ontem foi o primeiro dia de festa, que celebrou o sentimento mais português de todos – a saudade. No Dia da Saudade cantou-se fado pela voz de Raquel Rego, acompanhada pelo som inigualável da guitarra portuguesa, pelas mãos de Rui Ribeiro. Estiveram em destaque os doces e chocolates da histórica Arcádia, os queijos e enchidos portugueses selecionados criteriosamente pela Queijaria Portuguesa e, por fim, as provas de vinho nacional no espaço Zero Trinta e Três.
Segue-se hoje o Dia do Mar que colocará em destaque toda a riqueza gastronómica da nossa costa. Neste dia, as atenções estarão viradas para marisco da lota de Matosinhos do restaurante Mais Mar e para as diferentes receitas de bacalhau do Bacalhau do Porto, ambos restaurantes com a carta assinada pelo chef Manuel de Almeida. O Dia do Mar encerra com a atuação da Associação Recreativa “Os Mareantes do Rio Douro“.
Segue-se o Dia dos Descobrimentos, onde serão recordadas as travessias dos navegadores portugueses e a procura por novas experiências, culturas e sabores – uma das principais missões também do Mercado Beira-Rio. A inspiração italiana das focaccias da Piadina Mia, as iguarias à moda holandesa do Kroquet, os doces brasileiros do Brigadão ou as sobremesas da Miss Pavlova são alguns dos paladares a não perder neste dia, que conta, ainda, com a atuação do português Tommy Hogg, filho de pais ingleses.
Em homenagem à dança portuguesa e aos sabores que bailam no palato, a semana de aniversário inclui ainda o Dia do Baile. Pelos pares de sucesso que unem no prato, neste dia o destaque gastronómico vai para os hambúrgueres reinventados da Alta Burguesia, os petiscos com costela alentejana do Barriga Negra e o leitão do Forno do Leitão do Zé. O espetáculo do dia está a cargo do Grupo Folclórico Tradições do Baixo Douro.
A fechar as comemorações do aniversariante, está o Dia do Campo, um dia em que se valorizam os produtos que crescem em solo nacional. As carnes 100% nacionais do talho da casa, as frutas e legumes frescos das vendedoras que resistiram à passagem do tempo e a comida vegetariana do daTerra vão estar em evidência.
O momento alto aniversário do Mercado Beira-Rio está marcado para o dia 13 de setembro, quinta-feira, a partir das 17h, altura em que será oferecido um Porto de Honra a todos os visitantes. O duo Andor Violeta, conhecido pelas versões pop/acústicas de bandas de todos os tempos, garante a animação do dia.