Lucios lança projectos chave-na-mão | Entrevista a Filipe Azevedo | In Publituris
FILIPE AZEVEDO, administrador da construtora Lucios, explica no que consiste a nova área de negócio da empresa, que aposta num produto ‘chave-na-mão’.
O que levou a Lucios a apostar num novo modelo de negócio?
Na verdade, ao longo destes 75 anos de história, fomos, em função dos ciclos de mercado, realizando projectos de promoção imobiliária, sobretudo na área residencial.
Foi, no fundo, por um lado, percebendo as oportunidades do mercado, e, por outro, capitalizando quer toda a experiência em projectos de promoção, construção e reabilitação, quer as valências das várias empresas do grupo, que entendemos poder criar uma oferta de valor acrescentado para investidores e exploradores, tendo desta forma criado a Lucios Real Estate.
No que consiste, em concreto, o projeto ‘chave na mão’?
Com uma solução chave-na-mão, assumimos a condução e execução de todo o processo, garantindo ao cliente a entrada em funcionamento do imóvel, na data contratada.
Desta forma, temos capacidades internas para executar o procurement e a aquisição do imóvel, o financiamento do projecto, o desenvolvimento e licenciamento de projectos, a construção e o licenciamento do edifício e da actividade, cumprindo os requisitos do cliente em termos de capacidade, requisitos funcionais, qualidade e prazos.
Além das competências técnicas temos a capa cidade de integração dos serviços de empresas do grupo (central de betão, carpintaria, materiais de construção, domótica, etc.), o que nos tem garantindo a apresentação de propostas
de valor extremamente competitivas.
Qual o valor que estimam investir neste novo modelo de negócio?
Até ao momento a Lucios investiu cerca de 150 milhões de euros em projectos ‘chave-na-mão’.
Já têm projectos à luz desta nova área da empresa?
Sim, temos projectos em fase de exploração, em fase de construção e vários outros em fase de licenciamento.
Neste momento, na área da hotelaria, podemos destacar o caso do The House Ribeira Hotel e do Almalusa Boutique Hotel, onde, em ambos, além de promotores temos também uma participação enquanto investidores. Também
a espanhola Catalonia Hotels & Resorts, que contará com a sua primeira unidade hoteleira em Portugal, na antiga Pensão Aviz no Porto, confiou na Lucios para assegurar todo o processo imobiliário, desde a aquisição do imóvel, a execução do projecto, licenciamento, construção, assessoria e consultoria, um projecto que contou com um investimento de 14 milhões de euros. Ainda na área da hotelaria, estamos a avançar com um hotel do Grupo Accor, sito da Rua do Bonjardim e um outro, muito bem localizado na Praça Carlos Alberto.
Temos ainda vários projectos nos sectores residencial, hoteleiro e de serviços que se encontram em fase de montagem de negócio e licenciamento. No segmento industrial, a francesa Mecachrome, produtora de peças
metálicas para a aeronáutica, colocou nas nossas mãos toda a execução do projecto.
Ver mais:
|